MONOTIPIAS  ->  Marcas / Marks  

Com Areia e Terra / with sand roots and land
Marcas / Marks
 


Marcas - Monotipias com Colagem e Cor
Exhibition “Marcas”

 
 
 


Pintura em Metal
 
 
 

Q&A para press-release Flavia Fernandes:

Nesta exposição estarei mostrando monotipias e pinturas.

As monotipias (gravuras de prova única) são um trabalho experimental, realizadas no extinto atelier de gravura em metal da UFSC, no Art Students League de Nova York, e no meu atelier, com tinta à base de água, tinta e lápis à base de óleo e colagem na técnica “fondino”. Venho trabalhando com monotipia desde 1994 e a considero uma técnica expressiva que permite enorme gama de possibilidades, inclusive a de ser usada junto a outras técnicas de gravura.

As Pinturas mostradas nesta mostra foram realizadas sobre chapas de ferro galvanizado que foram aciduladas, pigmentadas e cobertas com uma camada de resina, num processo pictórico que se aproxima da gravura em metal, (que também consiste em realizar micro-relevos em uma chapa de metal). Foram realizadas em 2004.
Estarei mostrando também uma pintura objeto em resina poliéster.realizada em 2003.

As pinturas fazem parte de uma série de trabalhos que venho desenvolvendo que intitulo
-“pedaços de mar”, e são decorrência das intervenções na natureza e urbanas que venho realizando desde 2001, que poderão ser vistas na mostra em forma de vídeo.

Ao entrar no espaço expositivo da confraria tive a sensação que estava entrando num salão de um navio e a partir disso me decidi a expor este trabalho. Nas intervenções urbanas e de natureza , o espaço que utilizo para realizar minhas indagações plásticas é real (areia, pedras dos costões e rua) no qual interfiro.

Nesta mostra o espaço é representado sobre um suporte, através de meios pictóricos e gráficos, apesar da idéia da exposição partir da sensação do lugar expositivo.
As monotipias remetem a formas da natureza.

 


 

The installation idea for the exhibition came from the sensation that I had When entering in the expositive space ,I felt as if I was in a hall of a ship and from this sensation I decided to display this works.

The Paintings shown in this sample had been carried through on plates of galvanized iron that had been acidulous, pigmented and covered with a resin layer, on a pictorial process that if approaches to the engraving in metal, (that also consist of carrying through micron-relives in a metal plate).The pigmented marks on the plates seems like different dephts of the sea. They were intalled on the walls 2 meters over floor.

So the people on the room could feel they were submerge.

I decide to show monoprints and paintings that had relations with the sea sensations and organic forms.

The monoprints are abstract but it seems like forms of the nature Sea plants , sea animals etc… They were done on water ink and on oil ink.

Near the mono prints I installed a resin object that I call piece of the sky, that came hanging from the ceiling as it was floating on the air. I will also be showing a painting object in resin poliéster.

The etchings, are part of a series of works that I come developing that I intitle - “sea pieces”, and are result of the urban interventions and interventions in the nature and that I come carrying through since 2001, that they could be seen in the sample in video form.